Etiquetas

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Projecto 'Nutrição Desportiva Personalizada'

Associação de Cidadãos de Esposende arranca novo projecto destinado ao desporto.
A Associação de Cidadãos de Esposende lança o projecto "Nutrição Desportiva Personalizada". Este novo projecto da Associação Esposendense arrancou no dia 16 de Maio, no local de treino da B.A.K.E. (Bushido Associação de Karaté de Esposende) onde os seus atletas de competição receberam a visita de Sara Barbosa, especialista em nutrição.
A intervenção de Sara Barbosa durante o treino teve como objectivo verificar se é feita uma correta preparação dos atletas, tendo dividindo em três fases a sua observação:
•  antes do treino, onde verificou que alimentos consumiram nas ultimas duas horas,
•  durante o treino, verificando os níveis de hidratação de acordo com as idades e desempenho; e
•   após o treino, de forma a entender como se recuperam do enorme esforço físico a que estão sujeitos durante cerca de hora e meia.
No final foi feita uma pequena palestra com os pais, durante a qual foi possível tirar dúvidas, receber sugestões e sobretudo começar a incutir que uma alimentação adequada assegura um aporte de nutrientes essenciais para a preparação, recuperação e adaptação do exercício físico.
Neste caso específico, em que os atletas são levados a níveis de exigência enormes, é importante os pais saberem, também eles, fazer uma correcta preparação para as deslocações a torneios, tanto nacionais como internacionais.
Este novo projecto da Associação de Cidadãos de Esposende divide-se em duas fases. Numa primeira fase pretende-se conhecer o grau de exigência do #Desporto praticado (no caso da Bushido, o Karaté), entender que níveis de resistência física e psicológica suportam os atletas, e adequar a sua alimentação de forma a lograr uma melhoria nos seus desempenhos.
Numa segunda fase, individualizar a preparação dos atletas, conhecendo os seus hábitos alimentares e personalizando de acordo com as idades e exigências físicas. Está prevista a deslocação de Sara Barbosa a alguns torneios, onde prestará apoio na recuperação nutricional e consequentemente na sua performance física, mental e desportiva.
A Associação de Cidadãos de Esposende pretende vir a alargar o projeto a todo o Concelho de Esposende, dando a conhecer a metodologia e os seus benefícios a praticantes de outras modalidades. As entidades desportivas que pretendam receber este novo projeto podem contactar a Associação de Cidadãos Esposende, através do seu email . geral@cidadaosdeesposende.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.